sexta-feira, 19 de agosto de 2011

[Gambiarristies II] Combinado Sony cassete e deck rolo

Taí um aparelho raro e interessante. Fabricado pela Sony em 1972, ele pode ser considerado um "tudo em um". Tudo, digo, sem rádio, que de resto ele tem. Comprei ele faltando as tampas superiores que fazem as vezes de caixas de som. Sem problemas, pois uso o aparelho ligado ao resto do sistema. Foi projetado pra ser versátil: ou como centro do sistema ou acoplado a outro mais potente. O que é o caso.

Ele tem entrada para toca-discos, entrada auxiliar, controle de graves e agudos além do gravador cassete e rolo. Poderia ele com um sintonizador de rádio, um toca-discos e mais um par de caixas acústicas compor um sistema completo! De baixa potência é verdade, mas trata-se de um aparelho "portátil". Entre aspas mesmo, porque com a tampa e fechado ele se transforma em uma mala, mas pesada.

O que ele precisou mesmo foi de uma boa limpeza, lubrificação , um capacitor de marcha novo pro motor do deck de rolo, um motor novo pro cassete além de correias e rolo pressor.
Tá, mas cadê as gambiarristies? Sim, no próprio motor trocado, que é mais moderno e precisou de alguns ajustes na fixação. Além de polia nova. Mas o ápice mesmo foi o cabeçote.

Os cabeçotes Sony são mais baixos, talvez para padronizar com os usados nos Walkman. E esse cabeçotes eu não encontrei novos à venda, pelo menos não de qualidade [de som] condizente com esse aparelho. Pois que peguei um cabeçote mais alto, comum, desprendi de sua base de fixação e colei de volta em posição mais baixa pra permitir a instalação neste deck. Já fiz muito disso em aparelhos meus e acreditem: fica muito confiável. Na foto abaixo dá prá ver o cabeçote novo e o rolo pressor trocado


Enfim, como ficou o som? Claro, tem vídeo. Aí vai:


UPDATE: Imagem de catálogo da Sony, de 1972, mostrando este modelo:
Clique na imagem para ampliar





Um comentário: