segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Polyvox PR -1800 : 39 peças depois

Propaganda de 1976
É, eis a escolha de gente experiente! =] Mas o tal receiver Polyvox PR1800 era e é mesmo um aparelho muito bom. Tem boa potência e qualidade de som. O rádio se destaca: "pega" tudo sem antena e com ótima qualidade de som, especialemte no FM. Tem muitas entradas e a imprensa especializada da época dizia: haja equipamento para plugar nele!

O receiver que mostro agora adquiri em ótimo estado de conservação num bazar beneficente, mas estava com aguns problemas de funcionamento, inclusive, som distorcido num dos canais. Antes de buscar a causa específica, procedi com a troca de 39 capacitores. Ou melhor: todos eles.  Mais limpeza de contatos e pronto: funcionando a pleno de novo.

Já conversei com donos deste mesmo modelo e costumam reclamar do timbre dos tons agudos que ele proporciona. E eu digo: todos estão provavelmente enganados. Com o passar do tempo os capacitores deterioram e com eles, a qualidade de som. Terminado o trabalho, ficou tão bom e agradável de ouvir que agora ele tem posição de destaque na sala de visitas. É agora meu receiver de uso constante. E substituiu outro aparelho de respeito, que falarei em momento oportuno.

Em post anterior mostrei um Polyvox mais recente que este, o PR-4150. E este aqui, à excessão do equalizador e de alguns watts de potência, se equivale ao mais novo. Posto a funcionar a pleno, surpreende mesmo.

E, pra finalizar, a foto de meu exemplar com o pote de peças que foram substituídas:

12 comentários:

  1. Aqui em casa ja teve um desse .
    estava ligando mas dava um zumbido que não saia som nenhum .
    Ai acabei colocando ele para os lixeiros levarem .. lembro que na época faziamos altas festas em casa ...

    ResponderExcluir
  2. Ola Fabio, tbm sou aficcionado por aparelhos. Conheci o seu trab via youtube. Gostei muito. Se quiser podemos trocar figurinhas. Aliás, notei neste seu receiver alguns detalhes na 'carcaça' que podem ser resolvidos. Acabo de realizar um trabalho num Toshiba SA-15Y, que ficou em estado de novo...

    ResponderExcluir
  3. Oi fábio, também herdei um som igual a esse mas estão faltando dois knobs, de volume e de balance. Você sabe como poderia encontrá-los?

    ResponderExcluir
  4. Meu caro, muito prazer em conhecer outra pessoa que cuida das asntiguidades do mundo !, eu sou um apaixonado por " velharia " UAHSdUAHsfuHASduhas, tenho um Polivox PR-1800S aqui em casa, a diferença é o S UADshsufasd em fim, eu estou com esse ruido de fundo, tenho quase certeza que é por conta dos capacitores ou aterramento , meu caro, meu email é : leandro_palm@yahoo.com.br, meu facebook, Leandro Cauvilla Pires, tenho outras raridades, podemos trocar informações, tbm restauro essas belezinhas !!, Grande abraço meu caro !

    ResponderExcluir
  5. Leandro, infelizmente, o nosso amigo Fábio Bill veio a falecer no dia 13 de junho deste ano. Uma notícia muito triste, mas saiba que, apesar de tudo, o seu blog continuará vivo, com as contribuições maravilhosas que ele deixou. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Prezado Fabio,
    Também restauro equipamentos antigos e estou finalizando um exatamente igual a este. Eu faço desde reparos eletrônicos até a restauração do madeiramento. Fico feliz em saber que não sou o único. Bem, o que acontece com este receiver é que o FM permanece sem funcionar, mesmo tendo substituido os capacitores e circuitos integrados. Já medi os transistores e estão bons. O AM funciona perfeitamente e o FM dá somente o chiado característico de FM, porém não sintoniza nenhuma estação. Gostaria de saber se você tem alguma dica que possa me ajudar.
    Grato, Yuri Bevilacqua
    Tecnotronic Equipamentos Eletrônicos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, o que acontece é que o oscilador local do monobloco de sintonia (tuner) deve ter parado de funcionar. É um defeito comum nos PR da Polyvox. Troca o oscilador por um BF255 e ele volta a funcionar belesa. abraço.

      Excluir
  7. Amigo, desculpe-me mudar de assunto, mas gostaria de esclarecer uma dúvida e acho que você é a única pessoa aqui na internet capaz de saber a resposta. Tenho uma vitrolinha Philips modelo NG 1151 e gostaria de saber que tipo de agulha serve pra ela? Vc saberia me dizer onde encontrar essa agulha para trocar? Obrigado. Carlos Valini

    ResponderExcluir
  8. Olá Fábio sou de SP e gostaria de restaurar 02 desses.
    Obrigado Marcelo hot_rodsp@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo não viu que ele faleceu? leia as respostas do tópico.

      Excluir
  9. este blog ainda está no ar

    ResponderExcluir
  10. Descanse em paz.
    Aonde você estiver, saiba que seu blog me ajudou e ajuda muito.
    Ainda consulto seu blog.
    De vez em quando sempre venho dar uma olhadela.

    ResponderExcluir