quinta-feira, 14 de julho de 2011

Vintagismo digital - CP Player Sony CDP-C325M

Que me desculpem os "puristas analógicos" mas hoje vou falar rapidamente desse aparelho que um amigo, o Rodrigo Fotógrago me confiou a consertar.

É um aparelho do tipo "carrossel", para 5 CDs. A nova geração acustumada com dezenas de Gigas de MP3 em um aparelho do tamanho de um isqueiro deve estranhar um equipo do tipo deste Sony. :p

No início dos anos 90, quando o CD começou a se popularizar - e "doido" para desbancar os discos de vinil - quase todos aparelhos que se viam eram do tipo para um único disco. Tinham lá suas comodidades, como controle remoto, modo aleatório e programação para ordem de reprodução de faixas, mas ainda faltava um aparelho que pudesse reproduzir vários discos para que se pudesse ter horas de reprodução praticamente contínuas, o que desde os tempos dos trocadiscos faltava no mercado.

Este modelo da Sony é um dos modelos pioneiros a tocar mais de um disco, no caso, até 5 discos. Era na época vendido ou em conjunto completo, com rádio, cassete, amplificador e caixas de som ou como um "add-in", em que se poderia conectá-lo a um sistema já existente e assim entrar para a nova "era digital" e ouvir seus discos laser, como os CDs eram chamados há 20 anos, sem ter que trocar todo equipamento de som.

O dono deste aparelho me contou que esta unidade é um patrimônio de família, que possuem desde novo, em conjunto completo. Mas eis que os pais do Rodrigo adquiriram um novo "mini system" e tentaram se livrar da "velharia". Caso típico e muito comum. Muita gente ainda se ilude com a novidade, a pensar que o mais novo é melhor - o que nem sempre acontece. E este é justamente o caso negativo.

Veio o aparelho com a gaveta abrindo com dificuldade e a bandeja redonda, onde se acomodam os discos, travada. Pois então que não se podia colocar mais de um disco e mesmo colocando um, a mecânica não conseguia carregar e o CD não reproduzia, portanto.

A Sony, (e não só ela) digo por experiência própria, tem uma política de não se obrigar a prestar assistência técnica a aparelhos com mais de tantos anos (cinco?) de fabricação. Pois que se você tiver um mais "antigo" e levar em uma assistência técnica autorizada, pode ou não ter o serviço negado. Jogar fora? Bom, muita gente se nega a isso e o Rodrigo é um destes!

Não foi um grande serviço. O aparelho está bem conservado e tudo o que ele "pediu" foi um desmonte completo da mecânica para troca da graxa ainda original que havia ressecado e portanto travado o mecanismo. Nem a correia de borracha que abre a gaveta precisou ser trocada!

Prova da qualidade do produto, o que torna difícil de compreender o porquê da Sony se negar a consertar aparelhos de certa idade sem nem mesmo seus técnicos abrir para ver o defeito.

Abaixo as fotos da mecânica desmontada e do aparelo em teste, ligado a um receiver Gradiente que uso na sala de visitas. Mas esse receiver é papo pra momento oportuno =]

Desmontando a mecânica
Pronto e funcionando

 

9 comentários:

  1. Comprei um CD Player esses dias .... paguei apenas R$ 50,00 e o som é maravilhoso !

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Tenho uns aparelhos de som ( receiver Marantz e Technics, toca-discos Sansui e Technics entre outros para vender).
    Teria interesse ou alguém que possa se interessar. Tenho fotos!
    Obrigada.

    Luciana Castilho (nickacast@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  3. tenho um conjunto modular sony (3 partes) amplificador,tuner e duplo deck, made in japan, troco por tape deck em ferfeito estado. felixsobrinho@ig.com.br.

    ResponderExcluir
  4. Tenho um Sony destes com a bandeja emperrada. Estou procurando quem conserte. Fica todo mundo me mandando jogar fora.
    Eu já pensei em abrir... hahahaha.... vi um video o cara explicando... mas não tenho coragem.
    Feliz do teu amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não deveria morar em Campinas. Devia viver no Rio. Bem, seria melhor eu me mudar para Campinas que o Rio está muito neurótico.
      E tá lá o bichinho parado.

      Excluir
  5. Olá Fábio, tenho um desse para 5 CDs. Alguma coisa nele está queimada pois ele liga e ouço o barulho da bandeja girando, porém a gaveta não abre. Inclusive tem um CD "preso" lá dentro. Você consertaria? Ou me indicaria alguém no ABC Paulista? Preciso também de indicação para comprar caixas de som para esse aparelho completo, porém gostaria de uma opção de tamanho menor pois as caixas ocupam muito espaço, e isso é o que menos tenho na minha casa...Aguardo retorno. Obrigada. Cris - csilve_caetano@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Ola amigo, estou com Toca Cds Cdp-c322m, quase igual a esse, o problema dele é o cabo flat código :1-694-003, será que vc tem esse cabo?

    ResponderExcluir
  7. Oi Fábio td bem sou do RS tenho um cd Sony cdp- 325m toca tudo certinho de repente para de tocar o que pode ser? meu watz 51995067736

    ResponderExcluir