terça-feira, 12 de julho de 2011

Uma TV dos tempos das receitas de Ofélia

Certo dia na padaria, encontro um amigo, bem mais velho que eu, e ele me pergunta a quantas andavam minhas "peripécias" - ou melhor, meus trabalhos de restauro.

Contei que havia acabado de pôr a funcionar uma pequena Tv Empire Baby, de 1972, aparelho em preto-e-branco, de tela de 10 polegadas e "portátil". Assim mesmo, entre aspas, já que um aparelho que pesa quase oito quilogramas não é algo que vc saia por aí carregando à toa.

Mas enfim, ele exclama: "-Nossa, você tem uma dessas?  Era uma Tv que toda a mulherada tinha na cozinha, pra assistir ao programa da Ofélia! Em casa eu tínhamos uma, não sei que fim levou."

Achei muito bacana a estória. Embora eu imaginasse que fosse uma TV  "de cozinha", pelo tanto de sujeira que retirei da caixa plástica, não pensava ser a Empire Baby tão comum. Mas foi esse meu erro, à época: o que ontem foi muito comum, é provavelmente o raro de hoje.

A lógica funciona mais ou menos assim: hoje vc tem, por exemplo, uma TV LCD qualquer. Vc vai usar até que compre outra melhor, ou então, quando der defeito, joga fora.

E essa TVzinha era um modelo destes: como era popular, muito comum, ninguém deu muito valor quando o modelo ficou obsoleto. Pouca gente guardou ou cuidou. O que hoje a torna objeto relativamente raro!

Este exemplar passou pelo trabalho de praxe: desmonte total, lavagem das peças, limpeza de contatos e troca de mais de 20 componentes eletrônicos, todos deteriorados.  Quando pronta participou de um almoço em família, pra todos viajarem um pouquinho no tempo =]

Na foto acima,  lavagem da carcaça, o que a deixou limpa e bonita a ponto de poder figurar em qualquer lugar, sem aquela cara de coisa velha. Antiga sim, velha não! :)

9 comentários:

  1. Eu assistia National Kid e Speed Racer numa dessas, em 1970 !

    ResponderExcluir
  2. Faltou afoto do chassi dela! É o mais interessante!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Eu tinha uma dessas nos anos 70. Quando eu chegava do colégio à tarde, assitia ao Capitão Aza. O detalhe era que ela esquentava muito.

    Edimar

    ResponderExcluir
  4. eu tive o prazer de duas vezes da de cara com uma dessas mas eram laranjadas mas infelizmente tive que desfazer pois elas estavam sem som e sem imagem e de por exemplo minha mae me atazanar a minha vida tive que jogar no lixo infelizmente

    ResponderExcluir
  5. Tenho alguns radios e tvs Philco e Empire antigas, peças e valvulas,se houver interesse meu email é leodran@ig.com.br.

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? Voce teria o esquema dessa empire baby pra compartilhar? E umas dicas de restauro? Por exemplo, como refazer aquele cromado das letras da frente? Obrigado! :) (alexandre.tabajara@gmail.com)

    ResponderExcluir
  7. Tenho uma desta e valvulas.te interessa?

    ResponderExcluir
  8. qual o valor das valvulas da baby empire






    ResponderExcluir