sexta-feira, 22 de julho de 2011

Um receiver e tanto - Polyvox PR4150

Este receiver recebi de um amigo via correios para restaurar,um Polyvox de mais ou menos 1981. É um aparelho de média potência e que foge do básico por ter incluída provisão para mais dois tape-decks ao invés de um e equalizador gráfico de 7 bandas ao invés dos tradicionais "bass & treble".

Esta unidade o amigo ganhou de um tio. E o tio conservou razoavelmente bem o aparelho, mas como ficou parado por muitos anos,  precisava de um restauro completo.

Abaixo, as fotos do aparelho por dentro, antes e depois:

Precisou de bela limpeza de todos controles, troca de capacitores, 4 transistores, 3 circuitos integrados, 1 lâmpada... Enfim, um trabalho pra não terminar num dia só, com certeza!

Após limpar todas conexões traseiras e resolver alguns problemas menores que persistiram, já pude usufruir de toda a qualidadede som que este aparelho é capaz de proporcionar.

Aliás, enquanto escrevo, ouço um disco através dele. Ainda não devolvi o aparelho ao dono, já que falta  ainda restaurar o toca-discos do conjunto, que ele também me enviou. Mas aí já é papo prá postagem oportuna e com vídeo, pra mostrar tudo funcionando junto. Assim conto essa estória com mais detalhes. Até lá!

8 comentários:

  1. Boa noite Fábio! Acabo de adquirir um receiver igual e estou precisando dar um trato nos terminais traseiros. Se puder, diga de que forma você tirou o óxido dos terminais (lixando? Algum produto químico?). Fora isso, o aparelho está bom. Já levei para testar em um técnico de confiança. E os componentes ainda são aqueles capacitores laranjados grandes. É uma viagem no tempo!
    Meu e-mail é jorgeberrios1973@yahoo.com.br. Agradeço se puder responder através desse.
    Abraço
    Jorge

    ResponderExcluir
  2. Olá Fábio, primeiramente parabéns pelo blog e, principalmente, por seu trabalho! Realmente fantástico!!!
    É que após muito tempo morando cada hora num canto, pretendo me acalmar e realizar um sonho antigo, botar pra funcionar o equipamento de som que era de meu pai e hoje está empoeirado e encostado num canto. Trata-se de um receiver Sony japonês modelo STR-6060FW e duas caixas acústicas modelo SS-7300, também Sony. Gostaria de repará-los, mas não me sinto seguro para enviar a qualquer oficina em São Paulo. Se levar aí, você pode dar uma olhada?
    Se quiser pode se comunicar pelo ansarah@gmail.com.
    Desde já obrigado e novamente te parabenizo pelo belo trabalho.
    Abraço,
    Carlos

    ResponderExcluir
  3. O que posso fazer com um PR-4080 com um canal parado?
    Devo trocar todos os Capacitores também com fez no PR-1800?
    Saudações. Belos Trabalhos.

    ResponderExcluir
  4. Teria os potenciômetros deslizantes para vender ou restaura-los? é somente isso que falta.

    ResponderExcluir
  5. como entro em contato com você Fabio?
    queria saber se vc pode me tirar algumas duvidas.

    ResponderExcluir
  6. tenho um Polivox 4150 mas faltam os 5 ci vc poderia me informar quais são e a posições deles, pois o meu só tem os conectores, obrigado

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Fábio um ótimo serviço digno de quem tem amor pelos vintages tenho varios aparelhos marantz e as vezes pego um aparelho na situação deste com placas muito sujas você poderia dizer como fazer para deixar no estado dese belo receiver polyvox.obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Vc teria a imagem das placas vista de cima e de baixo, a minha tá apagada.
    Do Pr150 ou do 41.50

    ResponderExcluir